13 comentários em “Seminário o teu, o meu olhar preventivo (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil)”

  1. Juliete Conceição De Lima Cruz

    Material de estudos maravilhosos, onde envolve questões muiti vista no ambiente escola, como na sociedade, a pergunta que fica é a seguinte: o TDAH tem associação com o TEA e a deficiência intelectual? Além disso, o interessante é traçar quais são as implicações, a preponderância do TDAH em relação às outras condições, como fazer para identificar cada uma delas e o que fazer para lidar com uma intervenção plenamente eficaz. Ainda é preciso muitos avanços em relação a esses transtornos como outros visto nos materiais de estudos, então devemos sempre ter um olhar de empatia e entender que pessoas que apresenta um grau de dificuldade maior, tem direitos iguais a outros sem nenhum tipo de deficiência.

  2. Alexsandra Maciel Barreto Pessoa

    olá! sou alexsandra tenho 39 anos trabalho como auxiliar de sala e estou cursando pedagogia, confesso que essa formação sobre esses assuntos sao muito importante para nosso aprendizado e muito importante pra poder entender mas sobre o desenvolvimento infantil , antes não tinha conhecimento das crianças que tem autismo ,hoje posso compreende um pouco mas , cada criança tem seu jeitinho mas tem aquelas que precisa de mas atenção e cuidados. muito obrigada pelo material de estudo mutiro bom deixarei salvo pra ler de novo

  3. Alexsandra Maciel Barreto Pessoa

    olá! sou alexsandra tenho 39 anos trabalho como auxiliar de sala e estou cursando pedagogia, confesso que essa formação sobre esses assuntos sao muito importante para nosso aprendizado e muito importante pra poder entender mas sobre o desenvolvimento infantil , antes não tinha conhecimento das crianças que tem autismo ,hoje posso compreende um pouco mas , cada criança tem seu jeitinho mas tem aquelas que precisa de mas atenção e cuidados. muito obrigada pelo material de estudo mutiro bom deixarei salvo pra ler de novo .

  4. Alexsandra Maciel Barreto Pessoa

    olá! confesso que essa formação sobre Seminário o teu, o meu olhar preventivo (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) são muito importante para nosso aprendizado e muito importante pra poder entender mas sobre o desenvolvimento infantil , antes não tinha conhecimento das crianças que tem autismo ,hoje posso compreende um pouco mas , cada criança tem seu jeitinho mas tem aquelas que precisa de mas atenção e cuidados.

  5. Olá!
    Obrigado pelo curso, essa formação foi muito produtiva com exemplos bem didáticos sobre como proceder em situações reais da rotina de trabalho dos ADI em relação a inclusão dos alunos, além de aguçar a curiosidade pela temática desenvolvida com a indicação de leituras que justificam o acometimento de transtornos do desenvolvimento também em adultos, induzindo-nos implicitamente a olhar para relações entre adultos, principalmente, colegas de serviço.
    A leitura complementar também fala dos transtornos acometerem aos adultos tanto quanto à crianças em diferentes níveis de comprometimento, fala dos sintomas, das possíveis causas desses transtornos, levando a uma reflexão e/ou um olhar mais atento para aqueles que convivem conosco, independentemente da faixa etária na qual se encontram.
    Em essência, a forma de lidar com os transtornos são semelhantes e consistem basicamente em observar sinais de alerta em relação
    a aprendizagem, interação social e atitude, bem como, construir e fortalecer laços saudáveis para com a comunidade do entorno a exemplo da própria escola, comunidade (esta) formada por pais, alunos, funcionários com elogios e palestras, além disso, enxerga-se a importância do diagnóstico precoce para evitar a progressão do transtorno, recomenda-se redução do tempo de tela, ampliação das interações sociais com trabalhos em dupla, planejamento das atividades, estabelecimento de rotinas, organização do ambiente, uso de agenda, variação dos estímulos de aprendizagem com música e contação de história para prender o interesse do público atípico e/ou dos alunos atípicos, manutenção do público-alvo sempre informado sobre o que está sendo feito e sobre qual o próximo passo dentro daquilo que for mais importante, realização de mudanças graduais de socialização e adaptação de indivíduos atípicos a novas rotinas e a convívio com diferentes pessoas, tudo isso são estratégias para combater sintomas de TDAH, Dislexia, TOC, TAG e TEA, respectivamente, melhorando o foco, estimulando a fluência da fala e da leitura, melhorando-as e minimizando perturbações, esquecimentos, ansiedade, dependência afetiva e aversão a mudanças.
    Em fim, o curso foi bastante proveitoso, trouxe a percepção sobre o que já fazíamos de correspondente as instruções mencionadas no curso, bem como trouxe novidades e/ou curiosidades interessantes que despertaram o interesse para aprender ainda mais e performar cada vez melhor no ramo de educação atípica.
    Por tudo isso, obrigado!

  6. Antonio Terto da Silva Junior

    A formação apresentou de maneira inspiradora e clara os diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Na primeira infância a criança constrói em seu desenvolvimento as bases neuronais e cognitivas que vão influenciar o individuo por toda sua vida. Cada vivência tem reflexo nesse desenvolvimento. Dessa maneira, experiências positivas e motivadoras favorecem um bom desenvolvimento na primeira infância. O brincar, o estímulo da motricidade, da comunicação, da expressão artística são alguns dos diversos fatores que integram o desenvolvimento. Nesse mesmo sentido é importante o conhecimento sobre os transtornos do desenvolvimento. O TDAH é caracterizado pela presença de defict de atenção, hiperatividade ou os dois juntos, e pode ser dividido em leve, moderado ou grave dependendo do grau de comprometimento que os sintomas causam na vida do sujeito. O transtorno do expectro autista (TEA) é um termo utilizado para caracterizar o transtorno autista, síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno invasivo do desenvolvimento. Define-se como uma síndrome que representa a desordem da personalidade e desenvolvimento anormal
    linguístico e a perda da capacidade de socialização associada a comportamentos padronizados e singulares.

  7. Lindelaine de Almeida Ferraz

    Não pude assistir ao vivo mas estou assistindo e estou amando obrigada a equipe EFER DE FORMAÇÃO SOU ADI da rede

  8. Cintia Batista de Souza

    O meu comentário neste momento será apenas uma avaliação positiva no sentido de enxergar tamanha importância da formação para todos envolvidos na educação.
    Acredito que estamos no caminho, com muito a se descobrir e aprender.

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