INSTITUCIONAL

A Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER) tem como principal finalidade a realização de formação continuada para todo o grupo operacional do magistério da Secretaria de Educação do Recife; compreendemos que a formação continuada é fundamental para o aprimoramento da relação ensino aprendizagem, uma vez possibilita aos educadores e educadoras do Recife permanecerem estudando, pensando e transformando as suas práticas, e desse modo, no trabalho constante da promoção da reflexão-ação-reflexão, visamos a melhoria da qualidade de ensino em nossa rede municipal. Sendo assim, a promoção de uma educação pública e de qualidade passa necessariamente por um projeto de formação continuada.

 A EFER da atualidade é resultado de um esforço contínuo e amadurecimento de uma política de formação continuada no município do Recife que teve início com a atuação dos docentes da rede municipal ainda no final dos anos 1980, diante do processo de redemocratização do Brasil e, consequentemente, da Educação. Mas foi durante os anos 2000 que a formação continuada dos educadores e educadoras do Recife passaram a ocorrer de forma mais sistematizada, com encontros periódicos na Universidade Federal de Pernambuco com a atuação dos docentes da universidade em parceria com a Secretaria de Educação do Recife. Entre 2008 e 2011as formações passaram a ocorrer no Centro de Treinamento da Secretaria de Educação do Recife, localizado no bairro dos Coelhos, quando as formações eram realizadas pelas gerências dos ciclos de aprendizagem do Ensino Fundamental.

  Foi no ano de 2012 que as formações continuadas passaram a ser realizadas no então Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire; através de uma parceria entre o Instituto Qualidade de Ensino (IQE) e a Secretaria de Educação do Recife, o trabalho de formação continuada se fortaleceu e as equipes de formadores e formadoras começaram a ser constituídas a partir de professores e professoras da rede municipal do Recife com função de concentrarem suas atividades essencialmente no trabalho formativo. Mas o grande salto da EFER se deu no ano de 2014 quando, através do decreto nº 28.480 de 24 de dezembro desse ano, foi instituída a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, e em 2015 foi elaborada e publicada a Política de Ensino do Recife e constituída a Política de Formação de Educadores do Recife. Desde lá os projetos de formação continuada passaram a ser elaborados a partir da política de ensino da rede municipal do Recife, dos estudos aprofundados das equipes envolvidas, que dialogaram com a produção acadêmica consolidada sobre o tema e com os profissionais da Educação do Recife, que acrescentaram as suas experiências e necessidades. Sendo assim, a atual EFER é fruto do desejo e ações políticas, do aprofundamento dos estudos e das trocas de experiências dos diversos profissionais da Educação da rede municipal do Recife. A EFER é composta por uma equipe gestora, coordenações das equipes de formação, equipe de formação pedagógica, núcleo administrativo, equipe de infraestrutura, biblioteca Clarice Lispector e acervo documental da rede Municipal de ensino do Recife. Além disso, a EFER ainda conta com os grupo de trabalho em educação para as relações étnico-raciais e estudos de gênero e sexualidade em Educação. A Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire tem uma área construída de 3.005,41 m2, distribuídos em dois pavimentos e os seguintes espaços para ações formativas: dois auditórios (Dom Hélder Câmara e Luiz Gonzaga), cinco salas de 30 lugares, uma sala de dinâmica com capacidade para 50 pessoas, duas salas no pavimento superior com capacidade para 20 pessoas em cada uma, laboratório de informática e sala para reuniões. Nas suas instalações também está o Polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) , que atende aos estudantes da educação a distância dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades federais e estaduais.

Formação continuada

A Instrução Normativa nº 13/2015 é o documento que rege a Política de Formação de Professores e demais Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife e foi implantada pela Secretaria de Educação, a partir do ano letivo de 2016. A formação continuada é ofertada aos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica. As ações de formação são organizadas pela Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER, e estão estruturadas em 04 (quatro) eixos:

I- Formação de Entrada;

II- Formação Continuada ou Permanente;

III – Formação Integrativa;

IV – Formação Complementar;

I - Formação de Entrada

Voltada para integrar os docentes recém ingressos na rede municipal do Recife à Política de Formação da Rede Municipal de Ensino do Recife, num programa que contempla os princípios pedagógicos, avaliativos, normativos e as ações em curso na RMER.

2 - Formação Continuada ou Permanente

Caracteriza-se pela oferta permanente de formação a todo o grupo operacional do magistério, através de encontros preferencialmente presenciais; os encontros atendem a todos os seguimentos do magistério, Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, os diversos componentes dos anos finais do Ensino Fundamental, Educação para Jovens e Adultos e Educação Especial, e possuem carga horária variada. A formação continuada está centrada no desenvolvimento profissional e na melhoria da qualidade de ensino, onde atuamos através de uma abordagem pautada na discussão teórico-metodológica, na ação prática, socialização de experiências entre os pares e construção de novos saberes para a Educação. E embora a EFER já ofertasse formação continuada na modalidade EAD, durante o período da pandemia da COVID-19 tornou-se ainda mais necessário estudos e ações que pensassem a tecnologia da comunicação para a Educação e, diante disso, atualmente a EFER passou a desenvolver ações formativas através das mídias sociais em diversos formatos, como podcasts e vídeos. Sendo assim, a EFER continua a pensar estratégias diversas visando a formação continuada dos profissionais do magistério do Recife.

3 - Formação Integrativa

A Secretaria de Educação promove encontros de formação visando à melhoria da qualidade de vida a partir da saúde integral, com fundamento no conhecimento sistêmico teórico-vivencial das práticas integrativas, a fim de que os profissionais da educação possam apropriar-se de melhores condições para cuidar de si, dos outros e do meio ambiente.

4 - Formação Complementar

A Secretaria de Educação do Recife oferece aos integrantes do GOM (Grupo Ocupacional do Magistério), como formação complementar, curso de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, por meio de contratos ou convênio com Instituições de Ensino e Pesquisa, Nacional ou Internacional reconhecidas e/ou credenciadas pelo Poder Público, bem como promover outras formas de incentivar a qualificação profissional dos/das docentes.