Material para estudo – Formação AADEEs – 28/12/2023

Para subsidiar os seus estudos individuais, acesse os materiais e links abaixo.

Leia ainda mais dois artigos:
1. Por que o contato visual é diferente no autismo e
2. Correlatos neurais do contato visual e função social no transtorno do espectro do autismo.

21 comentários em “Material para estudo – Formação AADEEs – 28/12/2023”

  1. PAULO GONÇALVES DOS SANTOS

    Textos científicos , com conteúdo selecionados, objetivos, largamente informativos. Entender melhor o dia-a-dia da criança que acompanhamos é fundamental. Aprender a melhorar a experiência dessa criança no ambiente natural escola é desafiador e gratificante.

  2. VÂNIA MARIA DE BARROS GALINDO

    A temática e rica em conhecimento teórico, que alguns desses podem ser usados, porém esse conhecimento precisa ser disseminado com o professor (a) da sala regular, essa parceria e fundamental para o melhor desenvolvimento do aprendizado do aluno TEA, e a disponibilização desses matérias nas escolas ajudaria no processo, fichas, PECS, pranchas de comando e outros matérias que venham a facilitar essa interação, acredito numa formação conjunta, onde o protagonista é o aluno.

  3. Geane Moura de Souza

    Bom dia!
    Deixo como sugestão o material conter vídeos explicativos sobre o material e que os anexos sejam menos extensos, muito cansativo o material, principalmente para quem não tem computador e acessa pelo celular. Em relação ao conteúdo, muito rico para entender um pouco mais sobre o assunto.

  4. Bergmann ( Bebell)

    Os padrões de contato visual atípicos no autismo têm correlatos neurais associados a diferenças na conectividade cerebral e no processamento social. Estudos neurocientíficos sugerem que áreas do cérebro envolvidas em processamento social, como o córtex fusiforme e o córtex pré-frontal, podem mostrar variações na ativação e conectividade em indivíduos autistas.

    Além disso, há evidências de que a amígdala, que desempenha um papel importante no processamento emocional, pode ter uma resposta atípica em pessoas com autismo, influenciando a forma como elas interpretam e respondem a estímulos sociais, incluindo o contato visual.

    Essas diferenças neurais podem contribuir para os comportamentos sociais distintos observados no espectro do autismo, incluindo variações no contato visual, que, por sua vez, estão interligadas com as dificuldades na interação social características desse transtorno.

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